EDITAL

Brasao Federal 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÂNIA

 

INSTITUTO DE QUÍMICA

 

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL - PATENTES

 

 

EDITAL No 001/2018

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Coordenação do Curso de Especialização em Propriedade Industrial – Patentes do Instituto de Química, com sede no Campus Universitário, na Cidade de Goiânia, Estado de Goiás, torna público que está aberto o segundo período de inscrições para o referido curso. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do curso, situada no Instituto de Química, Campus Universitário, Av. Esperança, s/n, Vila Itatiaia, CEP: 74690-900, Goiânia, Estado de Goiás, pelo site https://especializacao_patentes.quimica.ufg.br/, pelo endereço eletrônico especializacaopi.iq.ufg@gmail.com, ou pelos telefones (62) 3521-1097 (259) ou (62) 99116-8260.

  • O Curso será realizado no período de 04/05/2018 a 27/10/2019, totalizando a carga de 360 horas incluindo as disciplinas, e será ministrado em um final de semana de sextas-feiras, das 19h às 23h, sábados e domingos das 8h às 18h, uma vez por mês.
  • O Curso de Especialização em Propriedade Industrial – Patentes destina-se aos profissionais da indústria, de instituições públicas e privadas de ensino, de centros de pesquisa, de escritórios de patentes e de órgãos governamentais, profissionais liberais com formação superior nas áreas da ciência, tecnologia, saúde, engenharia, direito, entre outras, que sejam portadores de diploma de curso de nível superior.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 01/03/2018 a 14/05/2018 no website do curso (https://especializacao_patentes.quimica.ufg.br/) ou presencialmente de segunda a sexta-feira no horário de 9h às 16h, na Secretaria do Curso, situada no prédio 2, piso superior do Instituto de Química, Campus Universitário, Av. Esperança, s/n, Vila Itatiaia, CEP: 74690-900, Goiânia, Estado de Goiás.

  • No ato da inscrição o candidato deverá:

2.2.1) preencher a ficha de inscrição online e

            2.2.2)  emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição:

2.3. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional.

  • A seguinte documentação deverá ser entregue pelo candidato por e-mail até o dia 18/04/2018.
  1. Curriculum vitae ;
  2. Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição.

3. DAS VAGAS

3.1. O número de vagas é sessenta (60) sujeito à alteração conforme plano de trabalho aprovado para esta turma, incluídos os dez por cento (10%) destinadas a servidores da UFG.;

3.2. Para todos os candidatos os critérios e procedimentos de seleção serão os constantes deste Edital.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. Este segundo período de inscrições terá o processo de seleção ao Curso de Especialização em Propriedade Industrial - patentes será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, formada por professores do Curso, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos neste Edital.

4.2. O processo de seleção será desenvolvido no Instituto de Química, no período de 15 a 18 de abril de 2018 e não necessitará a presença dos candidatos.

4.3. A seleção tem efeito classificatório e constará da avaliação do formulário de curriculum padronizado (FCP) preenchido pela Comissão de Seleção com base no Curriculum vitae enviado por e-mail pelo candidato.

4.4. Todas as avaliações receberão um valor entre zero (0,0) e dez (10,0).

4.5. Na análise do Curriculum Vitae, serão observadas a produção científica e as atividades profissionais e acadêmicas. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota dez (10,0). A conversão dos demais currículos será calculada por meio de regra de três simples. Esta avaliação terá peso dois (2,0) para efeito de cálculo da média final.

4.6. A classificação do candidato corresponderá à sua média final na avaliação do FCP.

4.7. Em caso de empate na média geral, a classificação ordinal será do candidato mais velho para o mais novo.

4.8. O resultado final do processo seletivo, juntamente com lista de espera, será fixado no(s) quadro(s) de avisos do Instituto de Química e também no website do curso de especialização (https://especializacao_patentes.quimica.ufg.br/)  no dia 19/04/2018.

4.9. Será considerado desistente aquele candidato que não enviar o curriculum vitae por e-mail até a data definida no item 2.4

4.10. Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os candidatos, com exceção daqueles considerados desistentes, bem como suas respectivas notas em cada etapa.

  1. a) os candidatos classificados em posições não correspondentes a vagas permanecerão em lista de espera, podendo ser convocados para matrícula no curso em data posterior;

4.11. Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do curso, até 30 dias após a divulgação dos resultados e, findo este prazo, os documentos serão enviados à reciclagem.

5. DA MATRÍCULA

5.1. As matrículas serão realizadas no período de 20 a 26/04/2018, de forma presencial, na Secretaria do Curso, das 9h às 16h, na Sala do Curso de Especialização em Propriedade Industrial - Patentes, Instituto de Química, prédio 2, piso superior.

5.2. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos do candidato selecionado:

  1. Ficha de matrícula própria do curso que deve ser preenchida no ato da matrícula, com declaração de que o candidato está de acordo com as normas de seleção adotadas;
  2. Comprovante do recolhimento da taxa de matrícula, cujo boleto bancário estará disponível na Coordenação/Secretaria do Curso, com exceção do(s) aluno(s) servidor(es) da UFG.
  3. Cópia autenticada do diploma de nível superior para aqueles que entregaram declarações de conclusão de curso na data de início do processo seletivo.
  4. Cópia autenticada do documento de identificação com foto;
  5. Cópia autenticada do Visto RNE para estrangeiros residentes no país;
  6. duas fotos 3x4, recentes;
  7. Termo de compromisso preenchido e assinado;
  8. Cópia do último contra-cheque, se servidor da UFG.

5.3. Somente será matriculado no curso o candidato selecionado que efetivamente comprove que colou grau em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC, antes de seu início.

5.4. O calendário de atividades do curso, inclusive o período de matrículas, será divulgado no Instituto de Química ao qual o curso está vinculado e através da homepage https://especializacao_patentes.quimica.ufg.br/

5.5. Será permitida a matrícula por procuração destinada especificamente a este fim, mediante a entrega do respectivo documento, em uma das seguintes modalidades:

  1. procuração registrada em cartório competente ou
  2. procuração particular, com firma reconhecida.

5.6. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade com foto do procurador.

5.7. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea.

  1. a) vagas não preenchidas serão reofertadas como vagas remanescentes para os candidatos que porventura não tenham sido classificados dentro do número de vagas existentes no curso
  2. b) na falta de candidatos em lista de espera, poderá haver nova seleção para provimento das vagas remanescentes, em dia e horários de realização a serem comunicados em data adequada.

5.8. O candidato classificado que não concretizar a sua matrícula por falta da documentação exigida ou deixar de comparecer ao local no período fixado para a matrícula perderá o direito à vaga do respectivo curso.

5.9. Não será permitido o trancamento de matrícula neste Curso.

6. DO INVESTIMENTO

6.1 O valor total do curso é de R$ 8.460,00 (oito mil, quatrocentos e sessenta reais). Serão fixadas 18 (dezoito) mensalidades a serem pagas pelos alunos do curso, no valor de R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais).

6.2 A primeira mensalidade deverá ser paga no ato da matrícula e, portanto, será denominada de “matrícula”.

6.3 O não pagamento da mensalidade em dia acarretará em juros e correções do valor a ser pago pelo aluno do curso.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital;

7.2. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo;

7.3. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço, na Secretaria do curso, enquanto estiver participando do processo de seleção;

7.4. O prazo de recurso ao processo de seleção do Curso de Especialização em Propriedade Industrial - Patentes será de 48 (quarenta e oito) horas úteis, a partir do horário de divulgação do resultado final.

7.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Conselho Diretor do Instituto de Química da Regional Goiânia da UFG em primeira instância.

 

Goiânia, 1 de Março de 2018.

 

[Original assinado]

Profa. Dra. Tatiana Duque Martns

Coordenadora do Curso de Especialização em Propriedade Industrial - Patentes

e Vice-Diretora do Instituto de Química da UFG

[Original assinado]

Prof. Dr. Neucirio Ricardo de Azevedo

Diretor do Instituto de Química da UFG

Related Files Size Archive Fingerprint
Edital 001-2018 198 Kb 4ce41d6c0a5bb605506f12102caa859a